Estratégias para e-commerces pós Black Friday e Natal

O início de ano é a época perfeita para desacelerar e planejar


Muito se fala do preparativo para o período de vendas da Black Friday e Natal. Em 2019, os e-commerces brasileiros faturaram R$ 3,2 bilhões, segundo dados da Ebit/Nielsen. Mas, o período em que as vendas esfriam, pós festas de final de ano, precisam de muita atenção.


Esse período é estratégico para se trabalhar o planejamento do ano que se inicia. Relacionamento e fidelização devem ser lidados com atenção pelo varejo, para não diminuir as taxas de venda durante todo o ano, em comparação com o anterior. Como janeiro é um mês mais fraco para o comércio, podemos trabalhar todas as questões que podem atrapalhar as suas vendas e evitar os erros do passado. Principalmente, porque no início do ano, os consumidores são mais cautelosos com gastos, visto que já gastaram no final do ano e precisam economizar para as contas de IPTU, IPVA, material escolar, entre outras.


Você deve estabelecer bem as suas metas e quais ações tomar para alcançá-las. Aqui vão algumas dicas de passos para cumprir nesse planejamento anual.


1. Faça um levantamento e análise do que passou:

Para saber os próximos passos, você precisa analisar os erros e acertos de seu e-commerce no ano passado. Reveja estratégias que funcionaram e mude aquelas que não deram certo, focando na melhoria da sua loja e satisfação total de seus clientes.


2. Reestruture seu negócio

Antes de qualquer planejamento, o seu negócio precisa estar estruturado. Sua equipe precisa saber as funções de cada um e estar apta a te atender em qualquer época do ano, seja ela de vendas altas ou não. Não sobrecarregue seus funcionários, divida as funções e tenha pessoas prontas para atender seu cliente em todas as etapas do funil de compra. Uma empresa bem estruturada também reflete na reputação com os clientes.


3. Tenha suas metas bem definidas

Antes de colocar a mão na massa, você precisa saber bem em que lugar quer chegar. As metas precisam estar bem definidas, assim como os meios de chegar lá.

Quer obter mais leads? Invista em campanhas de marketing. Aumentar as vendas? Faça remarketing com sua base fiel e ofereça descontos para novos clientes. Sempre utilize um relatório completo do ano anterior para tomar como ponto de partida.


4. Invista no seu marketing

Aqui, uma boa estratégia de marketing é fundamental. Seus clientes precisam ser impactados de todas as formas e canais possíveis. Investir em anúncios do Google, SEO e redes sociais é uma boa pedida. Além disso, o bom off-line não morreu ainda. Qualquer divulgação que faça seu e-commerce ser lembrado é válida.


5. Atenção ao atendimento e logística

Melhorar os serviços de atendimento e logística também é importante. Para o e-commerce, o final do ano costuma ser um período agitado e turbulento. Muitos pedidos, reclamações, eventuais atrasos nas entregas, faltas de estoque.... Por isso, podemos aproveitar esses primeiros meses para melhorar a sua reputação com o cliente. Investir em atendimento capacitado e facilitado é a chave do sucesso de qualquer varejo virtual, seja via chat, Whatsapp, SMS, telefone. Quanto mais rápido for o serviço, melhor!


Prestar atenção na logística do seu site também é um modo de fidelizar o cliente. Ninguém quer que seu produto seja entregue com atraso. O sistema de entregas do seu site deve ser redondo, e o cliente precisa manter-se informado a cada passo que a mercadoria der, da fábrica/estoque até o destinatário final. A Ibex Logística é uma empresa que possui soluções de Fulfillment que garantirão que a encomenda chegue de forma mais assertiva ao seu cliente. Entre em contato conosco!


Continue nos acompanhando e receba mais dicas para seu e-commerce! :)

Abraços!

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