Logística Reversa: o que é e como diminuir os gastos


A conscientização com o meio ambiente é um dos pontos que mais vem sendo discutido nas últimas décadas, no meio empresarial. Inclusive nas empresas voltadas para logística. É nesse ponto que a Logística Reversa, conhecida também como logística inversa entra.


Essa área da logística é focada 100% no meio ambiente, o principal objetivo é reaproveitar ou efetuar o descarte correto dos materiais utilizados na produção, em prol do meio ambiente. Essa atitude além de contribuir com a sustentabilidade também poderá tornar a produção muito mais lucrativa já que muitos dos materiais poderão ser reutilizados.


Como funciona a logística reversa?


A logística reversa nada mais é do que o procedimento que uma empresa faz quando um produto é devolvido por um cliente. Para a empresa ela impacta nos processos de pós-venda (quando o produto ainda não foi utilizado pelo consumidor e se constatou o defeito ou erro no pedido) e pós-consumo (produto já usado pelo consumidor e neste caso, a empresa será responsável pelo descarte adequado dessa embalagem/produto). Geralmente seguem os três passos, abaixo:


  • Consumidor devolve o produto comprado para a empresa

  • O local envia para o fabricante do produto

  • O fabricante faz o descarte de acordo com as normas do meio ambiente, reuso ou reciclagem


Se feitos de maneira correta, não somente o cliente ficará satisfeito com a resolução de um problema, mas a sua empresa poderá lucrar, já que muitos itens que voltarão ainda poderão ser aproveitados e, claro a sua empresa estará contribuindo com o meio ambiente.


Como diminuir os custos


Conte com um sistema eficiente: com o auxílio da tecnologia saber o que entra e sai de uma empresa ficou muito mais fácil. A Ibex Logística, por exemplo, trabalha com o sistema WMS, que auxilia no controle de todas as mercadorias nesse processo de logística reversa.

Contar com opções como essas fazem toda a diferença para que todas as partes fiquem satisfeitas com o resultado final.


Estruture melhor o seu e-commerce: contar com uma loja virtual que contenha todas as informações e especificações do produto é muito importante para que o produto não corra o risco de voltar.


Se preocupar com situações como essas é muito importante para o sucesso do seu e-commerce, e contar com uma empresa especialista no assunto é melhor ainda. A Ibex Logística é especialista em toda a parte de recebimento, entrega e logística reversa para sites. Entre em contato e saiba mais.

#dicas #logísticareversa #logística

Posts Recentes