Previna-se do roubo de cargas


O roubo de cargas é um dos assuntos mais preocupantes na logística do Brasil e do mundo. Os números de casos só aumentam no país, segundo a Associação nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), no ano passado, ao total foram 22 mil roubos de cargas. Apesar de dados alarmantes, com algumas dicas esse tipo de situação pode ser evitado, trazendo menos riscos e prejuízos para os empresários. Investir em tecnologias em uma logística é o passo inicial para reduzir os casos de ocorrências de roubos de cargas, além disso, o que a empresa passa para os seus colaboradores é outro ponto importante para se analisar. A segurança pessoal e da carga precisam estar cada vez mais alinhadas e ser assunto principal nos treinamentos. Para auxiliar nessa nova realidade separamos algumas dicas para que o percurso de ida e volta do motorista e da carga sejam mais seguros, confira.

Invista em treinamentos Um dos pontos que merecem atenção nas empresas de logísticas é a adoção de constantes treinamentos para os motoristas. Eles são os responsáveis por transportar a carga e com esse auxílio muitas situações perigosas poderão ser evitadas. Nesse treinamento é importante destacar todas as medidas preventivas e que coloquem a sua vida em risco.

Evite viagens noturnas Muitos motoristas ainda fazem viagens no período noturno e esse é um dos momentos mais perigosos. Devido ao menor tráfego de veículos e também a falta de iluminação nas estradas, o risco de roubos são maiores do que no período matutino. Além disso, para que se evitem acidentes, o importante é que a parte da noite seja o momento de descanso. Em caso de extrema urgência, é importante que a rota seja analisada previamente.

Mantenha sempre a comunicação com os motoristas Ter o controle de onde o motorista está é muito importante para a segurança dele e a da carga. Pois, acontecendo uma situação de risco, o motorista poderá contatar a empresa para que tome as primeiras iniciativas, como entrar em contato com a polícia para informar sobre o ocorrido, por exemplo.

Planejamento de percurso Antes que o motorista sai com a carga da logística é importante que a equipe responsável planeje a rota. Dessa forma, evita-se que o motorista vá para locais onde há riscos de roubos. Essa orientação irá facilitar também o percurso que ele irá fazer.

Tenha um sistema de monitoramento eficaz Hoje em dia, com o auxílio da tecnologia é possível monitorar todos os pontos da rota de uma carga em tempo real. A Ibex Logística, por exemplo, possui sistemas de monitoramento da carga desde que sai da empresa até o seu destino. Trazendo muito mais segurança.

Contar com uma logística que está atenta a todos esses pontos é muito importante para evitar riscos tanto para o motorista como também para a carga. A Ibex Logística possui todo o aparato tecnológico e de treinamento para que a sua equipe fique cada vez mais segura na estrada. Conheça já os nossos serviços.

#Dicas #Cargas

Posts Recentes