Erros mais comuns na logística de um e-commerce



O sucesso de um e-commerce depende de uma série de fatores e dentre ele, uma boa estratégica de logística. Ela é responsável por fazer todo o processo desde o momento que uma compra é realizada até o produto chegar na casa do cliente. Mas durante esse processo alguns erros podem acontecer e comprometer a satisfação do cliente.

Para evitar esses acontecimentos e imprevistos o ideal é conhecer todos os processos que uma boa logística para e-commerce tem que ter e também saber os erros mais comuns para evita-los. Confira 6 deles e fique atento!

Não gerenciamento do estoque Quando um cliente realiza uma compra quer que o produto realmente chegue da forma combinada. Mas muitas vezes com o mau gerenciamento, a falta da mercadoria é um dos erros mais comuns de se acontecer. Esse é um dos fatos que deixam os clientes mais insatisfeitos e um dos motivos para perda dele.


Um dos benefícios de se contar com uma boa logística de e-commerce é que o gerenciamento do estoque é feito de forma eficaz e com todo o controle correto.


Não ter todas as informações do processo logístico A falta de acompanhamento do processo logístico como um todo é um dos erros mais comuns que acontecem na logística. Pois, como possíveis erros podem acontecer, se uma equipe não estiver atenta a todos os procedimentos, algo pode sair fora do esperado.

A partir do momento que a mercadoria já está passando pelo processo de logístico é importante acompanhar todos os passos para que se evitem erros. Ter a disposição tecnologias como os softwares de acompanhamento é um dos pontos a ser considerado.


Não ter processos Não seguir um cronograma correto de trabalho, pode causar prejuízos e muitos erros com o pedido do cliente. Além de acompanhar todos os passos é importante determinar uma ordem correta para que tudo aconteça.


Desrespeitar o prazo de entrega Um dos assuntos que mais geram reclamações nos pontos de atendimento ao consumidor, é a demora ou a não entrega da mercadoria comprada. Não cumprir o prazo de entrega pode gerar além da insatisfação também a perda do cliente.


Não contar com o rastreamento dos produtos Uma das garantias que o consumidor e uma empresa de logística tem de onde o produto está é por meio do código de rastreamento. Não o ter pode gerar desconfiança do consumidor e também riscos de perda da mercadoria.


Não usar as embalagens corretas Esse tipo de erro é um dos mais comuns e um dos mais graves, já que isso pode comprometer a mercadoria comprada pelo cliente, gerando prejuízos para ambas as partes.

Além disso, quando uma embalagem correta não é usada, pode ainda deixar o seu e-commerce pode deixar a desejar no quesito cuidado.


Esses 6 erros podem ser a chave principal para a perda de clientes e até mesmo a conquista de novos. Contar com uma empresa especializada em logística é um dos pontos a se considerar, já que ela ficará responsável por toda essa parte, garantindo muito mais agilidade e satisfação do seu cliente. Entre já em contato com a Ibex Logística e saiba mais como funciona.

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